Dia Internacional da Matemática 2023

Content links

Dia Internacional da Matemática 2023

A Associação de Professores de Matemática (APM), com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, irá promover, durante o ano de 2023, um conjunto de iniciativas/ atividades no âmbito das comemorações mundiais do Dia Internacional da Matemática. O projeto APM – “Dia Internacional da Matemática 2023” prevê a dinamização de várias iniciativas, para as quais contará com TODOS os Professores, em particular os de Matemática, para que, em 2023, estas comemorações cheguem até todos e se constituam como um desígnio nacional.

Assim:

Em janeiro já se iniciaram dois concursos: um para alunos, subordinado ao tema “Perceções acerca do que é a Matemática”; e outro para as escolas, subordinado ao tema “Matemática para Todos”; em ambas as iniciativas, pretende-se que os alunos/escolas ilustrem as comemorações realizadas em cada escola, dando ênfase à equidade e à sustentabilidade ambiental;

No dia 11 de março, irá realizar-se uma Conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a participação de José Paulo Viana, o embaixador para o Dia Internacional da Matemática, Rogério Martins e António Machiavelo. Esta conferência será transmitida em direto via web para que alunos, professores, pais e encarregados de educação possam assistir;

No dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática, ocorrerão cinco conferências em cinco locais distintos - Açores, Bragança, Coimbra, Évora e Madeira -, cumprindo o objetivo de chegar o mais próximo dos alunos e professores. Os conferencistas são os divulgadores da Matemática Carlos Marinho, Hélder Vilarinho, Inês Guimarães, Jaime Carvalho e Silva, e José Paulo Viana. Estas conferências envolvem a participação ativa de alunos e serão igualmente transmitidas via streaming.

Para mais informações sobre o projeto APM – “Dia Internacional da Matemática 2023”, poderá aceder ao sítio oficial em: dim314.apm.pt.