Dia Internacional do Voluntariado

Content links

Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, foi instituído pelas Nações Unidas em dezembro de 1985, tendo por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

O tema em foco no Dia Internacional do Voluntariado deste ano é: Voluntário para um futuro inclusivo.

Através do voluntariado, as pessoas fazem e promovem iniciativas com significado na promoção de sociedades mais inclusivas e igualitárias e que, através de ações voluntárias, muitos dos que estão à margem podem vir a ser nelas incluídos.

 

O voluntariado é essencial para garantir que os esforços globais de desenvolvimento sustentável sejam propriedade de todas as pessoas, implementados por todos e para todas as pessoas.

                                                                                                        Mensagem do Secretário Geral da ONU

Eng. António Guterres

 

Pretende-se, através do voluntariado, reduzir as desigualdades, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, religião, condição económica ou outra e ainda garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.

Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que o promovem, como a nível do número de voluntários existentes, sendo apesar de tudo um número reduzido, se comparado à média europeia.

O voluntariado é um ato de cidadania que se traduz num conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização, de um elevado desenvolvimento tecnológico e de um estado de pandemia generalizado que obriga a uma mudança de atitudes, tendo a escola a responsabilidade de preparar os alunos para serem cidadãos ativos, interventivos e participativos.

É, pois, necessário aumentar a consciência da importância de aprender a viver em comum, consciencializando-os para a responsabilidade de denunciar situações de injustiça e falta de respeito pelos direitos humanos, incentivando e trabalhando para fortalecer as comunidades.

A Educação para o Voluntariado constitui um dos 17 domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e pretende que as crianças e jovens sejam, de forma precoce, constante e progressivamente, chamados a desenvolver atitudes de cidadania em prol do outro, o que implica, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a necessidade de conhecimentos, de capacidades fundamentais e de atitudes e valores que apoiem escolhas criteriosas e informadas e promotoras do bem-estar, no presente e no futuro.

Deste modo, a DGE comemora o Dia Internacional do Voluntariado com uma mostra de trabalhos resultantes de projetos que têm vindo a ser desenvolvidos nas escolas. A todos os voluntários e voluntárias, bem como aos docentes que acompanham os diferentes projetos, deixamos o nosso maior agradecimento e votos para que as vossas ações e exemplo, tornem o mundo um lugar mais feliz, inclusivo e tolerante.