Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Content links

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dia implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 1 de novembro de 2005.

Nessa Resolução, solicita-se aos Estados-Membros que desenvolvam programas educativos, para que as gerações futuras mantenham viva a memória do Holocausto e ajudem a prevenir atos de genocídio no futuro. 

O tema "Memória, Dignidade e Justiça”, escolhido pelas Nações Unidas para a comemoração em 2022, ressalva a importância da salvaguarda do registo histórico, da preservação da memória das vítimas e do combate à distorção do Holocausto. 

Neste contexto, a Direção-Geral da Educação e a Associação dos Professores de História (APH) dinamizam, no dia 27 de janeiro de 2022, no Agrupamento de Escolas da Caparica, uma reflexão e um debate sobre a importância da temática do Holocausto e da preservação da sua memória. Este evento comemorativo conta com a intervenção da Doutora Marta Torres da APH e do Doutor João Couvaneiro, e ainda com alunos e professores da Escola Básica e Secundária do Monte de Caparica. 

O Plano Nacional do Cinema, dinamizado pela Direção-Geral da Educação, pelo ICA e pela Cinemateca-Portuguesa, propõe a todas as escolas, para assinalar este dia, o visionamento do filme Uma Turma Difícil (2004), de Marie-Castille Mention-Schaar. O filme encontra-se disponível para escolas na plataforma de filmes do PNC, em: https://pnc.gov.pt/filmes. Já foram recebidos 265 pedidos de visionamento do filme por parte das escolas.