Dia Internacional Viver Juntos em Paz - 16 de maio

Content links

Dia Internacional Viver Juntos em Paz - 16 de maio

O Programa Escolas Ubuntu encontra-se em desenvolvimento nos anos letivos de 2021-2022, numa parceria entre a Direção-Geral da Educação e o Instituto Padre António Vieira, enquadrando-se no Plano 21|23 Escola+ (Ação Específica 1.6.2 - Programa para competências sociais e emocionais).

Decorrente deste enquadramento e em reação aos tempos sombrios de guerra que a Europa e o mundo vivem, a Comunidade Ubuntu associa-se à Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Internacional Viver Juntos em Paz, no dia 16 de maio.

Nesse sentido, por todo o país, as Escolas Ubuntu foram convidadas a celebrar ‘12h Ubuntu pela Paz’, a partir de uma iniciativa fundamentada na ideia de que a cultura de paz e de respeito pelos Direitos Humanos são traços essenciais da visão Ubuntu.

Foram entregues aos Clubes Ubuntu pequenas brochuras, com dois importantes roteiros de inspiração para a paz - Declaração Universal dos Direitos Humanos, que promove o respeito mútuo pelos direitos e deveres de cada um/a, e o Manifesto Ubuntu relativo a “Uma só família humana” –, para que, a partir delas, se possa refletir e trabalhar sobre as temáticas da Paz. 

As Escolas envolvidas no programa Escolas Ubuntu foram também convidadas, através dos seus Clubes Ubuntu, a organizar um conjunto alargado de atividades evocativas da necessidade de preservar a Paz.

São mais de 200 as ações já inscritas para a celebração da iniciativa das ‘12h Ubuntu pela Paz’ e mais de 130 Escolas Ubuntu já fizeram a sua inscrição.

No âmbito desta iniciativa está programada uma visita ao Agrupamento de Escolas Padre Cruz, um agrupamento TEIP, que tem vivido o impacto das semanas Ubuntu ao longo do presente ano letivo.

 

*Esta é uma iniciativa da Academia de Líderes Ubuntu, em parceria com a Direção-Geral da Educação, da Fórum Estudante, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e da Cátedra da Paz. Conta com o apoio da OEI – Portugal e é cofinanciada pelo POCH, através do Portugal 2020.