Dia Mundial da Alimentação

Content links

Dia Mundial da Alimentação

Comemora-se hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

O tema escolhido para este ano é “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás”.

Com este tema, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pretende dar ênfase e alertar para a água como um bem vital para a manutenção da saúde corporal, produção de alimentos e sua gestão, relembrando que a água é um recurso finito.

O rápido crescimento da população, a proliferação urbanística, as alterações climáticas e o desenvolvimento económico são fatores apontados pela FAO como condicionantes do acesso a água potável para 2,4 milhões de pessoas, afetando, essencialmente, pequenos agricultores, mulheres, migrantes e refugiados. Veja-se o que está a acontecer no conflito na Faixa de Gaza.

A forma como a água é usada diariamente deve ser repensada, pois esta não deve ser considerada um recurso garantido, devendo existir consciência de que o nosso consumo e a forma como os alimentos são produzidos afetam a sua disponibilidade. Reduzir o desperdício alimentar, optar por uma alimentação sazonal e local e escolher alimentos frescos são meios para a proteção da água, como recurso essencial para a vida.

Pelo exposto, é fácil compreender como a celebração deste Dia Mundial pode, este ano, ser facilmente explorada sob diversos domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, facilitando a abordagem holística, interdisciplinar e interdomínios, alertando as crianças e jovens para a correlação de diferentes temáticas, visões, setores e políticas.

Deste modo, o trabalho em prol da alimentação e da melhoria do seu acesso pela população mundial é um trabalho que deve ser realizado por todos, pois só o esforço conjunto irá trazer mudanças, corroborando o conceito de uma cidadania ativa e participativa - uma visão amplamente defendida no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Para mais informações, aceda ao site da FAO