Dia Mundial das Zonas Húmidas

Content links

Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Dia Mundial das Zonas Húmidas é comemorado todos os anos a 2 de fevereiro e tem como objetivo aumentar a consciencialização acerca das zonas húmidas. Este dia marca também o aniversário da Convenção sobre as Zonas Húmidas (Convenção de Ramsar) adotada como tratado internacional em 1971, que alude à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas.

Segundo esta Convenção, zonas húmidas são áreas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas até 6 m de profundidade na maré baixa e zonas costeiras e ribeirinhas. Sendo assim, todos os ambientes aquáticos do interior e a zona costeira marinha.

Estas zonas são muito importantes porque permitem:

  • Filtragem das águas - procura mundial de água doce aumenta ± 1% / ano. Fornecem alimento e água doce para as culturas agrícolas e o gado.
  • Garantir a biodiversidade - ± 40% das espécies vegetais e animais dependem das zonas húmidas.
  • Proteger as linhas de costa e servem de proteção contra eventos climáticos extremos - ajudam a proteger 60% das populações, que vive e trabalha nas zonas costeiras, de inundações, danos materiais, erosão do solo e perda de vidas, ao reduzirem a intensidade das ondas, absorvendo as marés de tempestade e amortizando os tsunamis.
  • Atenuar os efeitos das alterações climáticas.
  • Ser sumidouros de carbono altamente eficazes - Turfeiras - ± 3% da superfície terrestre do planeta e armazenam ± 30% do carbono terrestre (2X todas as florestas).

O tema do Dia Mundial das Zonas Húmidas, em 2026 é: Zonas Húmidas e conhecimento tradicional: celebrar a herança cultural.

É importante haver uma sensibilização para a necessidade de preservação das zonas húmidas. Faça a sua parte!

As ações deste dia são impulsionadas por entidades como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), ONGA e outras organizações com iniciativas como visitas, inaugurações de percursos, encontros e várias atividades.