Encontro de Professores de História da Região Centro

Content links

Encontro de Professores de História da Região Centro

Realizar-se-á, nos próximos dias 14 e 15 de julho, no Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro, Alcobaça, o Encontro de Professores de História da Região Centro, promovido pela Universidade de Coimbra (UC) em coorganização com o Município de Alcobaça e os Centros de Formação de Professores Alcobaça e Nazaré, Centro-Oeste, LeiriMar, BeiraMar e Nova Ágora.

Alcobaça será, por estes dias, o epicentro da sabedoria histórica, contando com a presença dos mais ilustres historiadores nacionais, desde Fernando Catroga, Maria José Goulão, Reis Torgal, Virgolino Jorge, João Gouveia Monteiro, Helena da Cruz Coelho, entre outros investigadores das Universidades de Coimbra, Évora, Porto e Lisboa.

A reflexão, no dia em que se assinala a Tomada da Bastilha, 14 julho, será realizada em torno da Antiguidade Clássica, da Revolução e dos Túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro. Neste primeiro dia, haverá ainda um jantar na Sala da Debulhadora da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, onde Manuel Castelhano partilhará as Memórias e identidades daquele exemplar de Arqueologia industrial agroalimentar. Em parceria com o Festival Cistermúsica, os participantes poderão ainda desfrutar do concerto “Entre Lugar”, com os músicos Manuel de Oliveira, João Frade e Susana Martins, no Claustro de D. Dinis, no Mosteiro de Alcobaça.

A manhã do segundo dia será ocupada com visitas patrimoniais, caminhadas históricas e oficinas de inovação pedagógica, por toda a região. A tarde será preenchida com duas comunicações de Contemporânea, alinhadas com o encerramento, que previsto para as 18h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, com as conferências de Rui Tavares e Luís Reis Torgal.

Esta iniciativa é promovida em parceria com o Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota, CEIS20, Junta de Freguesia do Bárrio, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e o Mosteiro de Alcobaça, contando ainda com o apoio da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, o Festival CisterMúsica e da empresa Taróca Decoração.

Programa