Encontros para professores - Organização conjunta da Memoshoá e do Yad Vashem

Content links

Encontros para professores - Organização conjunta da Memoshoá e do Yad Vashem

No âmbito do Projeto Nunca Esquecer, a Memoshoá, em conjunto com o Yad Vashem, irá promover uma série de Encontros de Professores, que incluem um painel de investigadores de meios académicos e professores portugueses graduados pelo Yad Vashem.  

No primeiro encontro destaca-se uma entrevista do artista José Ruy, autor do livro de Banda Desenhada "Aristides de Sousa Mendes, herói do holocausto". Salienta-se também nesta sessão a conferência das professoras Dores Fernandes e Josefa Reis, graduadas pelo Yad Vashem.

No segundo encontro será apresentado o livro Cultura, ideología y fascismo - sociedad civil iberoamericana y Holocausto, da autoria de Leonardo Senkmann e Avraham Milgram e contará com a presença da Dra. Cláudia Ninhos, investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e o Dr. João Paulo Avelãs Nunes, professor de História contemporânea da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Na última sessão, uma viagem pelo Gueto de Terezin, com a presença da conferencista Raquel Orensztajn, coordenadora e conferencista do Departamento de Capacitação de Professores da Escola Internacional para o Estudo do Holocausto do Yad Vashem. 

São encontros enriquecedores, quer do ponto de vista do conhecimento científico, quer do ponto de vista pedagógico, sobre um tema que mantém a atualidade pela necessidade de manter viva a Memória do Holocausto, para nunca mais acontecer.

Para participar nestes Encontros descarregue aqui o flyer onde poderá encontrar o programa completo com a hiperligação para a inscrição (cada encontro tem uma inscrição separada) e ainda um folheto explicativo para o segundo encontro.