Ensino do Holocausto - Seminário Internacional/Curso de Formação

Content links

Ensino do Holocausto - Seminário Internacional/Curso de Formação

Está anunciado para os dias 26, 27 e 28 de setembro, em Loulé, o Seminário Internacional/Curso de Formação intitulado “Ensino do Holocausto: Ponto de partida para a Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”.

Neste Curso de Formação (15 horas), promovido pela Direção-Geral da Educação em parceria com o Mémorial de la Shoah, são abordadas as origens europeias do antissemitismo, propiciando o entendimento da dimensão do Holocausto, que levou à morte de vários milhões de vítimas num extermínio orquestrado e massificado. Procura-se, igualmente, aprofundar os momentos marcantes do Holocausto através da exaltação da memória fundamentada em documentação e investigação fidedigna, de modo a desconstruir, no presente, as várias formas de negação deste acontecimento histórico. Este curso tem ainda como objetivo a constituição de uma rede nacional de formadores na temática do Holocausto, conducente à replicação dos conteúdos abordados. 

A formação nas áreas temáticas relacionadas com o ensino do Holocausto contribui para uma visão integrada do currículo, assumindo relevância nacional a abordagem transversal entre as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História, os objetivos da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania com os Princípios, as Áreas de Competência e os Valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Embora o curso se destine a professores de todos os grupos de recrutamento, será dada preferência aos seguintes candidatos: formadores de História e de Cidadania e Desenvolvimento, professores de História (grupos 200 e 400) e coordenadores de Cidadania e Desenvolvimento.

A plataforma de inscrição e o programa do Curso de Formação serão disponibilizados nos primeiros dias de setembro.

Contacto: formacao@dge.mec.pt