Excelente prestação da equipa Portuguesa na IPhO 2022

Content links

Excelente prestação da equipa Portuguesa na IPhO 2022

Medalha de Bronze e Quatro Menções Honrosas para a equipa portuguesa numa das melhores participações de sempre na Olimpíada Internacional de Física

Parabéns pela excelente prestação da equipa portuguesa na Olimpíada Internacional de Física, que arrecadou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas.

A medalha de bronze foi conquistada por Jorge Costa, do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, e as quatro menções honrosas foram conquistadas por Afonso Bandeira, da Escola Secundária da Lousã, por Benedita Machado, do Colégio Luso-Francês, no Porto, por Jinghao Ye, da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, e por José Silva, da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga.

A Olimpíada Internacional de Física foi organizada pela Suíça, entre 10 e 18 de julho 2022, de forma online e em tempo recorde. Inicialmente estava programada uma olimpíada presencial na Bielorrússia, mas acabou por ser cancelada devido à situação de guerra. Deste modo, no início de abril, a Suíça, juntamente com uma equipa internacional de corretores e de elaboradores de problemas, assumiu a organização da Olimpíada numa versão online. A delegação portuguesa reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. 

A Olimpíada Internacional de Física envolveu a participação de 370 participantes de 76 países a nível mundial. Os estudantes tiveram de analisar os resultados de simulações computacionais de quedas de graves e do comportamento de elementos eletrónicos não lineares. Tiveram também de responder a várias perguntas teóricas, incluindo questões sobre a interação magnética entre ímanes, e sobre o transporte de calor no novo telescópio espacial James Webb.

O resultado atingido pelos estudantes portugueses foi «(…) muitíssimo impressionante e enche-nos de orgulho. A prova foi a mais complexa de sempre, com as notas mais baixas a nível global, e a nossa equipa ficou completamente premiada.», sublinha Rui Travasso, professor da Universidade de Coimbra.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física, com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e os participantes desta competição, e muito em particular os alunos premiados.

Equipa portuguesa no final da prova: da esquerda para a direita, Afonso Bandeira (Escola Secundária da Lousã, menção honrosa) Jorge Costa (Colégio de Santa Doroteia, Lisboa, medalha de bronze), Jinghao Ye (Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos, menção honrosa), Benedita Machado (Colégio Luso-Francês, Porto, menção honrosa), e José Silva (Escola Secundária Alberto Sampaio, Braga, menção honrosa).