Exposição Last Folio

Content links

Exposição Last Folio

No âmbito da celebração do "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto", divulga-se a exposição Last Folio, que, este ano, fará parte das comemorações desta efeméride, em Lisboa, no Museu Coleção Berardo.

A abertura da exposição Last Folio, de Yuri Dojc e Katya Krausova, ocorrerá no dia 27 de janeiro, quinta-feira, das 17h00 às 21h00.

Last Folio compreende um conjunto de fotografias, os últimos testemunhos de uma cultura, da história de um povo — uma história que foi brutalmente interrompida quando das deportações dos judeus para os campos de concentração em 1942. São imagens únicas pela sua autenticidade e intensidade, tão belas quanto trágicas, de ruínas de escolas, de sinagogas, de livros e de objetos.

A exposição inclui ainda um conjunto de retratos contemporâneos de sobreviventes do Holocausto e um filme que, de uma forma poética, nos tocam e testemunham as cicatrizes da tragédia nazi e da destruição da cultura judaica.

«Os livros que aparecem nestas fotografias não são meros objetos. Desfazendo-se em pó, a câmara ilumina como esse momento de desintegração também configura um momento de energia imensa e de movimento, uma última e gloriosa proclamação de transgressão, resistindo não só à morte, mas também ao esquecimento.»  
— Azar Nafisi

Curadoria de Katya Krausova.

Exposição patente até 29/05/2022.