A formação "Literacia para os Media e Jornalismo" está de volta!

A formação "Literacia para os Media e Jornalismo" está de volta!

Inscrições a decorrer até 21 de janeiro!

A DGE irá realizar novamente a oficina de formação "Literacia para os media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media", com o registo de formação CCPFC/ACC – 100460/18, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento – domínio dos media, com a duração de 40 horas.

A oficina tem como objetivo capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades de Educação para os Media, seguindo a metodologia de projeto e envolvendo alunos e outros membros das comunidades escolar e educativa.

Os formadores são jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo e irão abordar conceitos de media e jornalismo com base na análise e discussão de estudos internacionais, articulando-os com a exploração de recursos pedagógicos, com a finalidade de conceber e desenvolver projetos de Educação para os Media nas escolas onde os formandos exercem funções.

A oficina de formação, de 40 horas (20h trabalho autónomo e 20h presencial) repartidas em 7 sessões, irá decorrer na Figueira da Foz, Covilhã, Santarém e Sines, em simultâneo, nos seguintes dias:

27 janeiro* | 10 fevereiro | 24 fevereiro | 10 março | 24 março | 07 abril | 14 abril
(quartas-feiras: das 17h às 20H, * das 17h às 19h)

Formadores: João Figueira e Vanessa Rodrigues (Figueira da Foz) | Luís Santos e Cristina Guerreiro (Covilhã) | Marisa Silva e Sofia Branco (Santarém) | Ana Martinho e Paulo Barriga (Sines) 

Destinatários: Professores de Ensino Básico e Secundário

Critérios de seleção:

1.º - Professores da zona das turmas de formação: Figueira da Foz, Covilhã, Santarém e Sines
2.º - Par pedagógico do mesmo Agrupamento Escola (visando a criação de condições para a conceção e desenvolvimento de projetos de Educação para os Media em escolas nas quais os formandos exercem funções)
3.º - Professores de 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
4.º - Ordem de inscrição

As inscrições decorrerão de 12 a 21 de janeiro.  

# Procedimentos de inscrição aqui.

Para os efeitos previstos no n. º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

A frequência desta ação é gratuita para os/as participantes.