Formação para a docência digital e em rede

Content links

Formação para a docência digital e em rede

Com o objetivo de apoiar as escolas ao nível do desenvolvimento do ensino a distância, num momento em que as atividades letivas presenciais se encontram suspensas, a Universidade Aberta (UAb), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), disponibiliza a Formação para a Docência Digital e em Rede, dirigida especificamente aos Diretores/Presidentes de CAP e extensível a mais dois professores por escola, que preferencialmente, desempenhem funções de liderança intermédia. 

Tendo por base o Roteiro - 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas, pretende-se, assim, apoiar as escolas ao nível do desenvolvimento de metodologias de ensino a distância, através de uma formação assíncrona de natureza teórico-prática, com um total de 25h, e que decorrerá durante 3 semanas (entre 13 de abril e 4 de maio de 2020). 

Ao longo da formação, serão desenvolvidos os seguintes temas: 

I – Educação e Comunicação Online e Modelos Pedagógicos Virtuais (8 horas) 
II – Plataformas e Tecnologias Digitais Online (10 horas) 
III – e-Atividades de Aprendizagem e Avaliação Digital (7 horas) 

A formação em apreço encontra-se em processo de análise por parte do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), tendo em vista a sua acreditação. 

Convidamos todos os Diretores/Presidentes de CAP a participar nesta formação, bem como a designar dois professores, até ao próximo dia 7 de abril, através do formulário eletrónico disponível em https://area.dge.mec.pt/formacaodocenciadigital. Posteriormente, serão contactados pela Universidade Aberta no sentido de efetivarem a inscrição.