Formação para Docentes da Educação pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Content links

Formação para Docentes da Educação pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A DGE informa que se irá realizar o curso de formação de 15 horas, intitulado “O espaço educativo como suporte do currículo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico”, com o registo de formação CCPFC - 107345, tendo por objetivos:

· Conhecer as potencialidades da organização do espaço e dos materiais no desenvolvimento do currículo e nas aprendizagens das crianças/alunos.

· Incentivar a comunicação entre os docentes dos dois níveis de educação e ensino através do conhecimento mútuo dos documentos curriculares atuais.

· Refletir sobre como é que a organização do espaço e materiais pode contribuir para a continuidade educativa.

· Promover a participação ativa de todas as crianças/alunos na organização dos espaços e na seleção de materiais pedagógicos.

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira.

As inscrições decorrerão entre:

Turma NUT Alentejo: 22 de setembro e 08 de outubro de 2020.

Turma NUT Norte: 22 de setembro e 13 de outubro de 2020.

Turma NUT Centro: 22 de setembro e 14 de outubro de 2020.

Local: a distância.

Critérios de seleção:

- Docentes que exerçam funções nas escolas da área geográfica das NUT

- Ordem de inscrição

Procedimentos para inscrição.