Handbook on Children’s Participation “Listen-Act-Change” – webinar

Handbook on Children’s Participation “Listen-Act-Change” – webinar

O webinar, organizado pela Children’s Rights Division da DGII do Conselho da Europa, relativo ao lançamento do Handbook on Children’s Participation “Listen-Act-Change”, terá lugar no dia 21 janeiro de 2021 (14.30-16.00 CET).

O Handbook on Children’s Participation “Listen-Act-Change” é um manual do Conselho da Europa, que se destina a apoiar profissionais de várias origens na aplicação da Recomendação CM/Rec(2012)2 do Comité de Ministros aos Estados-membros no que se refere à “participação das crianças e jovens com idades inferiores a 18 anos“, adotada pelo Comité de Ministros a 28 de março de 2012, e artigo 12.º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, constituindo-se como uma importante ferramenta prática de aprendizagem passo a passo e recolha de boas práticas e orientações a aplicar em qualquer contexto onde os adultos trabalhem com crianças,  explicando o conceito de participação infantil na teoria e na prática e orientando os profissionais através da sua implementação em diferentes cenários. 

O Handbook on Children’s Participation “Listen-Act-Change" estabelece, em particular, o terreno para o desenvolvimento de ambientes participativos em instituições que trabalhem com crianças ou que lhes prestem serviços – escolas, centros de educação infantil, hospitais e outros – e que cheguem às crianças de diferentes formas, tanto a nível individual como coletivo.

O webinar contará com a participação dos três autores que prepararam o manual e crianças e profissionais interessados para debater a importância da participação das crianças na tomada de decisões e explorar algumas das possíveis formas de avançar.

Um dos autores do Handbook é Luis Manuel Pinto, Diretor de Programas e Aprendizagem da Learning for Well-being Foundation em Amsterdão.  

Toda a informação disponível sobre o evento, incluindo Programa, link de participação e respetivas instruções de acesso, poderá ser consultada em: http://www.coe.int/children