A História que um dia também vais contar
Content links
A História que um dia também vais contar
Em A História que um dia também vais contar participaram alunos de Portugal e de outros países lusófonos, que vivamente acolheram uma ideia que lhes foi apresentada: comemorar os 50 anos do 25 de abril a cantar. Nesta sequência, foi elaborado um livro que se apresenta como recurso para a abordagem deste tema.
A comemoração dos 50 anos do 25 de abril foi o ponto de partida para uma iniciativa levada a cabo pelo professor Pedro Dionísio, que convidou 50 escolas para cantarem uma canção, cuja letra e música são da sua autoria.
À Direção-Geral da Educação (DGE) cumpre-lhe dar conhecimento do livro infantil e educativo A História que um dia também vais contar. Trata-se de um livro musical comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril que ilustra a letra da canção com o mesmo título e que foi escrita e composta pelo professor Pedro Dionísio. A canção foi cantada por milhares de alunos em inúmeras escolas do nosso país, mas também em escolas portuguesas no estrangeiro, como Macau, Timor-Leste, S. Tomé e Príncipe, França e Estados Unidos da América. Tudo partiu de uma publicação nas redes sociais onde o professor autor e compositor desafiava professores das escolas portuguesas no país e no estrangeiro para gravarem um vídeo a cantar a canção. O resultado culminou num vídeo compilado de 50 escolas inscritas neste projeto, uma versão em Língua Gestual Portuguesa e vídeos individuais por escola, editados com alunos e autor a cantarem a canção.
Alguns exemplos:
- Macau:
- S. Tomé e Príncipe:
- Águeda:
- Madeira:
- Açores:
- Leiria:
- Santarém:
- Lisboa/Lumiar:
- Alcanena:
- Maia:
- Coimbra:
- Mafra:
- Vila Nova da Barquinha:
- Torres Novas:
- Sines:
- Lisboa:
- Lisboa/Lumiar:
- Coimbra:
- Castelo de Paiva:
- Amares: