III Edição da RetoTech Fundación Endesa Portugal - Convite à participação das escolas da área metropolitana de Lisboa

Content links

III Edição da RetoTech Fundación Endesa Portugal - Convite à participação das escolas da área metropolitana de Lisboa

A Fundação Endesa, no âmbito do seu compromisso com empreendedorismo tecnológico e a inovação educativa, vem por este meio apresentar a III Edição da RetoTech Fundación Endesa Portugal.

Após o sucesso da II Edição de Portugal, com mais de 2.800 alunos participantes, a Fundação Endesa quer impulsionar de novo o programa para as escolas em Portugal, desafiando os professores e alunos a desenvolverem um projeto tecnológico, que resolva alguma necessidade real do seu ambiente escolar.

A RetoTech Fundación Endesa tem como principal objetivo promover as vocações STEAM nos jovens portugueses, bem como formar professores e alunos em empreendedorismo tecnológico. No final do terceiro período de 2026, realizar-se-á o Festival Final RetoTech Fundación Endesa, onde as escolas participantes terão a oportunidade de apresentar o seu projeto tecnológico.

Conforme indicado no regulamento do projeto publicado no site, a Fundação Endesa dotará a todas as instituições selecionadas que participem pela primeira vez com 8 kits de robótica. As candidaturas selecionadas que participaram nas edições anteriores serão dotadas com 3 kits de robótica. Além da atribuição deste material, um professor de cada escola selecionada terá a oportunidade de receber formação específica em didática de programação e robótica com Arduino e programação para aplicações móveis (para a categoria do 3.º ciclo do ensino básico). Para as escolas que participaram nas edições anteriores, a participação nas formações não é obrigatória.

Além disso, cada escola participante receberá também 3 licenças do Bitbloq para usarem durante o projeto 2025/2026, tendo, desta forma, acesso a uma ferramenta educativa, para poderem trabalhar, em contexto letivo, conceitos de programação, robótica e desenho 3D, com apoio de um sistema completo de gestão de aula.

Durante os meses de novembro e janeiro, serão propostas várias tarefas/desafios para se trabalhar em sala de aula (com os manuais correspondentes para o professor). Estes constituir-se-ão como apoio à capacitação, bem como à utilização de ferramentas que mais tarde serão mobilizadas no projeto final, a apresentar no Festival Final RetoTech Fundación Endesa.

Durante o ano escolar, haverá um acompanhamento online com as escolas participantes, oferecendo-lhes apoio técnico e pedagógico para o desenvolvimento das suas iniciativas tecnológicas.

O prazo de submissão de candidaturas está aberto até 6 de outubro, e tem lugar através do envio de vídeo.

Para inscrições ou para mais informações, aceda a: https://bit.ly/4e6lAw3.