III Encontro Regional de Clubes Europeus de Escolas dos Açores

Content links

III Encontro Regional de Clubes Europeus de Escolas dos Açores

A Direção-Geral da Educação participou no III Encontro Regional de Clubes Europeus de escolas dos Açores, dando testemunho do trabalho desenvolvido nessa área, através de duas intervenções sobre a temática “Cidadania e Clubes Europeus”.

Como entidade coordenadora da Rede Nacional de Clubes Europeus, a Direção-Geral da Educação foi convidada, através do Governo dos Açores - Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência/Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, a participar no III Encontro Regional de Clubes Europeus de escolas dos Açores, dando testemunho do trabalho desenvolvido nessa área, através de duas intervenções sobre a temática “Cidadania e Clubes Europeus”.

O Encontro era destinado aos coordenadores dos 16 Clubes Europeus inscritos na Rede Nacional de Clubes Europeus no ano letivo 2022/2023 e teve por objetivo proporcionar um momento de trabalho e de reflexão sobre as atividades dos Clubes Europeus da Região, pretendendo também potenciar a troca de experiências e de boas práticas entre os participantes, sensibilizando os docentes e as escolas para a importância da criação destes espaços escolares, promovendo o espírito europeu de cidadania ativa junto dos mais jovens.

O Encontro decorreu dia 5 de dezembro 2023, na Ilha de S. Miguel (Lagoa), tendo a DGE sido representada por José Carlos Sousa, Diretor de Serviços da Direção de Serviços de Projetos Educativos e Rui Lourenço, professor em mobilidade estatutária, efetuando, respetivamente, intervenções sobre “A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania no contexto dos Clubes Europeus” e “Os Clubes Europeus como elementos integradores do domínio Instituições e Participação Democrática”. Foi igualmente dinamizado um workshop sobre a elaboração de projetos no âmbito dos Clubes Europeus.

Na sessão de apresentação esteve presente Duarte Pimentel – Chefe de Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência. O encerramento contou com a presença da representante da Presidente da Câmara da Lagoa e de Pedro de Faria e Castro – Subsecretário Regional da Presidência.

O Encontro provou ser bastante profícuo, tendo sido sublinhada a importância do envolvimento de docentes, alunos e comunidade educativa no tema da Cidadania e da União Europeia, no que representa ser um cidadão europeu ativo e participativo, conhecedor dos seus direitos e deveres.