Inquérito sobre a ENEA – Estratégia Nacional de Educação Ambiental

Content links

Inquérito sobre a ENEA – Estratégia Nacional de Educação Ambiental

A APA - Agência Portuguesa do Ambiente concebeu um inquérito simples para permitir equacionar tendências e proporcionar algum planeamento na renovação da ENEA - Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Solicita-se a leitura e o preenchimento AQUI - não demora mais do que 4 minutos.

A sua opinião conta! Obrigada por preencher o inquérito!

Enquadramento

Desde o lançamento público, em 2017, com a presença dos ministros da Educação e do Ambiente e Ação Climática, a ENEA - Estratégia Nacional de Educação Ambiental granjeou reconhecimento público pela sua importância de compromisso nacional em torno de eixos temáticos, prioridades e medidas a desenvolver por todas e todos os agentes de educação ambiental. Neste contexto, em Portugal foram cofinanciados 168 projetos, num total de cerca de 6,4 milhões de euros.

Os princípios orientadores de uma estratégia no domínio da Educação Ambiental para a sustentabilidade visam uma cidadania interveniente, capacitando crianças e jovens, mas também a sociedade civil, os agentes económicos, as e os decisores e as e os técnicos da administração central, regional e local. Estes desafios exigem de todos(as) nós uma capacidade crítica que promova uma resposta efetiva na alteração de comportamentos, para que sejam mais conscientes e mais sustentáveis, porque só assim será possível repensar e reequilibrar a nossa forma de agir, enquanto cidadãs e cidadãos responsáveis pelo planeta.

A Educação Ambiental deve ser um processo de aprendizagem ao longo da vida, de forma a promover uma cidadania informada e ativa, que garanta o envolvimento e o compromisso com um futuro sustentável de cada um de nós e das organizações que integramos.