Lançamento de infografia sobre violência contra as mulheres e violência doméstica

Lançamento de infografia sobre violência contra as mulheres e violência doméstica

Foi lançada a 8 de novembro a infografia “Prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica - 2018” com enfoque na evolução de indicadores no período entre 2014 e 2017.

Com este documento, e no mês em que se assinala o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, a CIG pretende partilhar dados sobre o crescimento da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), bem como a evolução do investimento público nas políticas estruturais nesta área, numa lógica de transparência e boa governança.

As políticas públicas de promoção da igualdade e não discriminação, sob coordenação da CIG, têm assumido como central a prevenção e o combate à violência contra as mulheres, incluindo a violência doméstica e de género, alinhadas com as recentes orientações europeias e internacionais sobre a matéria, em particular com a Convenção de Istambul, do Conselho da Europa (ratificada por Portugal em 2013).

Os dados indicam que os últimos anos têm sido marcados pela consolidação da RNAVVD, quer por via do aumento do número das estruturas de atendimento especializado, garantido uma maior cobertura nacional, quer pelo aumento da capacidade de acolhimento em Casas de Abrigo, bem como pelo alargamento do número de respostas de acolhimento de emergência. Tal reflete ainda o aumento significativo do investimento público na consolidação da RNAVVD e no reforço das medidas de teleassistência e de vigilância eletrónica que visam a proteção das vítimas.

Estes dados traduzem o empenho continuado do Estado português nesta matéria, agora reforçado na atual Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual».

Infografia “Prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica- 2018”

 

Fonte: CIG