Manual "Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos – Linhas de Orientação para Profissionais e Educadores"

Manual "Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos – Linhas de Orientação para Profissionais e Educadores"

No dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação – foi lançado o manual “Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos – Linhas de Orientação para Profissionais e Educadores”. 

Na cerimónia de lançamento, que contou com a presença da Dra. Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, Prof.ª Carla Rego, coordenadora do manual e da Prof.ª Maria João Gregório, Diretora do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, esta elogiou o trabalho que a DGS e a DGE têm vindo a desenvolver em parceria, alinhando políticas, promovendo várias iniciativas partilhadas e produzindo vários documentos em comum.

O manual, que contou com a colaboração de vários especialistas, nomeadamente da DGE, visa colmatar uma lacuna no que se refere a orientações alimentares para creches e complementar as existentes para os jardins de infância. Inclui não só informação técnica como também algumas recomendações relativas a questões relacionadas com a educação alimentar e as práticas associadas aos momentos de refeição.

Com este manual, há um novo instrumento de apoio para que a Saúde e a Cidadania comecem a ser trabalhadas o mais precocemente possível, sempre em alinhamento com as famílias, promovendo o bem-estar de todos e contribuindo para que algumas das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, designadamente, o Relacionamento interpessoal e o Bem-estar, Saúde e Ambiente, sejam trabalhadas logo nos primeiros anos.

Serve ainda para ajudar o desenvolvimento de alguns domínios da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, tais como o da Saúde, da Educação Ambiental, do Desenvolvimento Sustentável, da Interculturalidade, dos Direitos Humanos ou o do Bem-estar Animal, dado que todos estes domínios estão relacionados com a temática da alimentação.

Aceda ao Manual