Muros com Vida

Content links

Muros com Vida

O projeto “Muros com Vida” consistiu na execução de uma obra de arte urbana pictórica de grandes dimensões (20 metros de comprimento x 4 metros de altura), realizada ao ar livre.

O muro e suporte da obra encontra-se situado num espaço de domínio público municipal, local de passagem e de uso coletivo, considerado um espaço emblemático do concelho de Tomar, junto a edifícios históricos de património requalificado (Zona envolvente à Igreja de Santa Maria do Olival).

A pintura realizada enquadra-se nos temas do Eco-Escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, representando os ecossistemas florestas, terras agrícolas, rios, mares e oceanos.

A conceção de unidade gráfica do projeto, realizada pelos alunos de Artes Visuais do ensino secundário, teve por base a explicação da temática da prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas aquáticos, bem como os desenhos e as pinturas de representação dos animais marinhos e das plantas aquáticas, executados pelas crianças do pré-escolar e pelos alunos do 1.º ciclo.

Na execução dos trabalhos de pintura participaram alunos dos cursos científico-humanísticos de Artes Visuais (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), alunos do 4.º ano do 1.º ciclo e professores de Artes Visuais.

As formas representadas à esquerda mostram a valorização dos campos, das florestas e dos diferentes seres vivos que, em interação com o meio ambiente, circundam a cidade de Tomar e o rio Nabão. Ainda representados à esquerda, manifestando a sua importância, encontramos registos do património histórico e arquitetónico da cidade, como o Convento de Cristo, a Igreja de Santa Maria do Olival, o aqueduto dos Pegões, entre outros.

Ao centro, continuando a viagem pelo ecossistema marinho, deparamo-nos com a representação de uma ponte e de um comboio, simbolizando a transposição inadiável dos problemas ambientais e a ligação sustentável de Tomar à cidade de Lisboa.

 direita, já em alto mar, apresentam-se alguns dos recursos oceânicos mais importantes, como o barco de pesca sustentável e o parque eólico marinho.

Finalizando a narrativa, deparamo-nos com a baleia azul, um dos maiores animais marinhos, em risco de extinção, e com a representação de um farol, simbolizando o caminho a seguir de preservação e regeneração dos diferentes ecossistemas.

(To)mar é vida!