O ensino da Informática nas escolas da Europa

Content links

O ensino da Informática nas escolas da Europa

Acaba de ser divulgado o relatório O ensino da Informática nas escolas da Europa, documento que contribui para a construção de um entendimento comum sobre o ensino da informática, uma vez que resulta da análise comparativa das abordagens curriculares e dos resultados de aprendizagem dos alunos dos diversos ciclos de ensino, em toda a Europa. Além disso, aborda aspetos relacionados com as qualificações dos professores, as oportunidades de formação e outras medidas de apoio. 

Apesar de se tratar de uma disciplina relativamente recente, e a designação variar consoante o país, o ensino da informática é essencial para dotar as crianças e os jovens das competências necessárias para que possam participar ativamente, de forma responsável e segura, nas nossas sociedades cada vez mais digitais e orientadas para as tecnologias. 

“Quando é que os alunos iniciam o estudo da informática na Europa? Qual o foco do ensino desta disciplina na escola? São exigidas qualificações específicas aos professores?”  São questões 

de relevo, quando constatamos que a crise pandémica - COVID-19 – marcou um ponto de viragem na educação digital e veio sublinhar a necessidade de se desenvolverem e implementarem medidas políticas nesta área. 

O relatório baseia-se em informação legislativa e outros documentos de orientação oficiais recolhidos pelos membros da Rede Eurydice (i.e., os 27 Estados-Membros da UE e ainda a Albânia, Bósnia-Herzegovina, Suíça, Islândia, Listenstaine, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia). 

Link de acesso ao relatório:  https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/publications/informatics-education-school-europe