Olimpíadas Internacionais IESO 2022 - Medalhas de ouro, prata e bronze para Portugal

Content links

Olimpíadas Internacionais IESO 2022 - Medalhas de ouro, prata e bronze para Portugal

A equipa de Portugal  
Da esquerda para a direita: Jorge Ferreira, mentor, os alunos Pedro Santos (Escola Secundária Santa Maria Maior), Ricardo Campos (Escola Secundária Figueiró dos Vinhos), Gonçalo Certo (Escola Secundária. D. Afonso Henriques) e Pedro Peixoto (Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves) e o mentor Álvaro Pinto.

 

Portugal conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra 2022, cuja sessão de encerramento, com a divulgação dos prémios, ocorreu ainda na modalidade online.  

Este evento foi da responsabilidade da International Geosciences Education Organization e, em Portugal, teve como promotora a Sociedade Geológica de Portugal, através da Comissão Nacional para as Olimpíadas de Geologia.

A participação portuguesa foi a melhor de sempre. Apreciadas as classificações individuais da prova Data Mining Test (considerada a “prova rainha”), a posição global de Portugal saldou-se por um prestigioso 3.º lugar - apenas superado pelos Estados Unidos e pela Austrália -, com três medalhas de ouro e uma de prata. 

Na prova Earth System Project, o nosso país obteve ainda uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. 

Portugal concorreu ainda na prova prática de grupo, a National Team Field Investigation, arrecadando uma medalha de bronze.

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e os participantes desta competição, e muito em particular os alunos premiados. 

Para informações adicionais, aceda à página eletrónica da Sociedade Geológica de Portugal em https://socgeol.pt .