Para Além Deste Mundo e do Outro

Content links

Para Além Deste Mundo e do Outro

Um projeto de intervenção cívica, artística e autobiográfica

“Para Além Deste Mundo e do Outro” foi um projeto de intervenção cívica, artística e autobiográfica, desenvolvido pelos alunos da turma 10.I da Escola Artística António Arroio, ao longo do ano letivo 2021-22. Teve como objetivo principal promover uma reflexão pessoal e coletiva em torno da criação, pondo em foco a relação do eu criador com o seu tempo e com o mundo que o rodeia. Para a sua concretização ocorreram reuniões de equipa entre os professores envolvidos e as entidades externas que nele participaram. 

Para a motivação dos alunos iniciou-se o trabalho com a leitura e análise de crónicas do livro de José Saramago Deste Mundo e do Outro, havendo também uma primeira sessão de apresentação pública do Projeto pelo jornalista Ricardo Duarte, do Jornal de Letras. Para além da leitura e análise de textos em sala de aula e da redação de textos de tipologia diversificada sobre temáticas abordadas nas crónicas, atualizadas pelos alunos, cada aluno produziu um trabalho artístico, em ourivesaria e cerâmica, reflexo do percurso realizado, e tendo em vista as vertentes histórica, literária e artística.

Tiveram lugar duas outras sessões públicas: uma conversa/debate sobre o homem, o artista e o seu tempo, dinamizada pelo jornalista Ricardo Duarte com a galerista e neta do escritor, Ana Saramago Matos, e uma sessão pública, no dia 19 de maio, na Fundação José Saramago, de exposição (organizada pelos professores de Projeto e Tecnologias, Ourivesaria e Cerâmica, que teve a duração de três dias, no espaço da Biblioteca da Fundação). Os alunos fizeram uma escala a fim de poderem guiar visitas à exposição. A sessão foi dinamizada pelo jornalista Ricardo Duarte com a colaboração da turma e dos professores envolvidos na iniciativa, tendo contado com a presença do diretor da Escola e do diretor da fundação. Os alunos leram alguns textos criados a partir da leitura e análise de crónicas de José Saramago e apresentaram as memórias descritivas elaboradas para as suas peças. Estiveram presentes encarregados de educação, familiares dos alunos e professores da escola, tendo alguns comunicado as suas impressões, o que criou um ambiente de agradável convívio entre gerações. Os alunos cresceram e ganharam maior maturidade. 

Interligar literatura, história, tecnologias artísticas e vida, emoções e experiências no dia a dia escolar traz frutos e verdadeiro prazer de fazer e de aprender. O projeto enquadra-se na temática de Direitos Humanos da área de Cidadania e Desenvolvimento, tendo como ponto de partida o livro de Crónicas Deste Mundo e do Outro, que José Saramago publicou em 1971 e que trata múltiplos temas. Este projeto serviu também para homenagear o Prémio Nobel de Literatura português no ano do seu centenário, a celebrar ao longo de 2022. O projeto envolveu as disciplinas de Português, PLNM, História da Cultura e das Artes, e as áreas de Ourivesaria e Cerâmica de Projeto e Tecnologias Artísticas e de Cidadania e Desenvolvimento, tendo uma excelente participação de alunos e professores em parceria com o jornalista Ricardo Duarte, a galerista Ana Saramago Matos e a Fundação José Saramago.