Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021)

Content links

Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021)

Concluída a segunda etapa do Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica, divulga-se, agora, o relatório Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021). 

Enquadrado no processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), o projeto MAIA materializa uma política que visa contribuir para melhorar as práticas de avaliação pedagógica e de ensino e, assim, melhorar as aprendizagens de todos os alunos, por forma a suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento e da avaliação pedagógica. 

O presente relatório surge à semelhança do primeiro relatório de investigação, o qual resultou da reflexão após o primeiro ano de desenvolvimento do projeto MAIA (entre setembro de 2019 e julho de 2020).

Neste segundo ano, tal como no primeiro, os principais participantes desta investigação – Representantes para a AFC, Formadores e Formandos – estiveram envolvidos nas ações mais fundamentais realizadas no âmbito do Projeto MAIA. Destacam-se as Oficinas de Formação e as Ações de Curta Duração (ACD), que se realizaram a partir dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e que envolveram diretamente mais do que 10 000 formandos. Foi naqueles contextos que os participantes desenvolveram as atividades que estiveram orientadas para a discussão de questões relacionadas com a melhoria das práticas de avaliação pedagógica e de ensino e com a conceção e elaboração dos Projetos de Intervenção

Pode aceder à versão online do relatório aqui.