Prémio Escola Energy Up

Content links

Prémio Escola Energy Up

Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré vence prémio da Fundação Galp 2021

O Prémio Escola Energy Up, promovido pela Fundação Galp, que conta com a parceria da Direção-Geral da Educação (DGE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) distingue projetos escolares que promovam a sensibilização ambiental e consumos energéticos mais eficientes junto da comunidade educativa.

Nesta 1.ª Edição do Prémio Energy Up, promovida no âmbito do programa educativo Future Up, o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, do distrito de Aveiro, foi vencedor com o Projeto SmartAir, focado na promoção da mobilidade sustentável, tendo como ideia central a sensibilização para a retoma do uso de bicicletas ou de veículos de tração elétrica.

Estiveram presentes representantes da Galp Energy, Galp Solar, Direção-Geral da Educação, DGEG, ADENE, Quercus, Junta de freguesia da Gafanha da Nazaré e Câmara Municipal de Ílhavo, Diretora do Agrupamento (Dra. Eugénia Pinheiro) e Equipa. Marcaram também presença representantes dos alunos (Guilherme Calisto e Sofia Santos) coadjuvados pelos professores responsáveis que fizeram a apresentação dos projetos que desenvolveram.

O projeto SmartAir baseou-se no diagnóstico das condições de mobilidade na cidade, a realização de campanhas de sensibilização e ações de lóbi para melhoria dos acessos para o uso de meios de locomoção não poluentes. A iniciativa SmartAir já contava com o envolvimento do município e tinha dado origem à criação de um kit de medição de CO2 para avaliar a evolução dos níveis de poluição atmosférica na Gafanha da Nazaré.

Este projeto é um ótimo exemplo do preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e na Estratégia Nacional de  Educação para a Cidadania, pois, como referiu a Dra. Eugénia Pinheiro, permitiu aprofundar o Projeto Educativo do Agrupamento e os valores ambientais defendidos. Foi notória a articulação deste projeto e o trabalho interdisciplinar com vista ao cruzamento de conteúdos de diferentes disciplinas (Cidadania e Desenvolvimento, Biologia, Físico-química, entre outras) e a participação ativa dos alunos, nomeadamente na tomada de decisão sobre os problemas a resolver.

O prémio, consistiu na instalação de painéis solares no valor de 20 mil euros – oferecida pela Fundação Galp e pela Galp Solar, a nova empresa da Galp para o autoconsumo fotovoltaico.

A 2.ª Edição do Prémio Escola Energy Up 2021/2022 está a decorrer e as escolas podem enviar as candidaturas até dia 8 de abril. Mais informações aqui: https://www.fundacaogalp.com/pt/educacao-e-conhecimento/future-up-projeto-educativo/premio-energy-up