Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Content links

Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Sendo a Educação uma via privilegiada para assegurar a liberdade e igualdade de acesso e usufruto de direitos por parte de todos, as escolas têm vindo a desempenhar um papel de extrema importância na promoção e no desenvolvimento de uma cultura humanista, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo, enquanto bem comum a preservar. Este desafio tem vindo a ser reforçado pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e pela Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

É neste enquadramento que surge o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania — uma distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

A iniciativa destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, privilegiando-se o envolvimento de alunos de diferentes anos de escolaridade, e cada Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada/Escola Profissional/Escola do Ensino Particular e Cooperativo pode candidatar-se com um projeto. 

Desde documentos escritos ou multimédia, a produções artísticas ou a projetos comunitários, os projetos podem assumir diversos formatos, e a candidatura deve ser acompanhada de um vídeo curto (2-3 minutos), gravado por alunos envolvidos no projeto, que conte a história de construção e implementação do mesmo. 

As escolas podem promover a discussão e elaboração dos seus projetos, bem como a sua implementação, tendo em conta as circunstâncias atuais, impostas pela COVID-19. 

Considerando a altura do lançamento da iniciativa, bem como as características do regime de ensino em vigor, as candidaturas, nesta 1.ª edição, podem ser submetidas até ao final da última semana de maio. O período de votação online, aberto a toda a comunidade educativa, decorrerá, excecionalmente, durante a segunda semana de junho, seguindo-se a seleção, pelo júri, dos 30 projetos vencedores, de entre os 50 finalistas. A divulgação dos projetos vencedores terá lugar a 2 de outubro, Dia Internacional da Não Violência. O tema deste ano é o “Bem-estar Animal”.

Contamos com o envolvimento e participação de todos nesta iniciativa que visa a promoção da cidadania nas nossas escolas, junto dos nossos alunos.

Para mais informações, aceda ao regulamento do Prémio Gandhi e ao resumo da informação sobre a iniciativa.

 

Fonte: DGEstE