Prémio Escola Energy UP

Content links

Prémio Escola Energy UP

O Prémio Escola Energy Up, promovido pela Fundação Galp e pela Galp Solar, com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Agência para a Energia (ADENE), Direção-Geral para a Energia e Geologia (DGEG) e Quercus tem como objetivo premiar escolas que tenham desenvolvido projetos em matéria de energia sustentável, realçando a importância de uma utilização responsável dos recursos energéticos do planeta.

A 2.ª edição deste Prémio (2022), cujo prémio são 20.000€ em painéis solares, teve a concurso 50 projetos. O projeto vencedor foi o da Escola Básica 2/3 D. Francisco Manuel de Melo, Amadora, que apresentou a concurso a simulação, realizada pelos alunos, de uma empresa de futuro (ano 2050), sustentável a nível do uso de energia e amiga do ambiente com várias soluções de aplicação solar a automóveis e eletrónica.

Esta escola tem, nos últimos anos, realizado um percurso na promoção do empreendedorismo e inovação em torno das temáticas da energia, incentivando a resolução criativa de problemas complexos e a construção de protótipos.

Estes protótipos cobertos de pequenos painéis solares e outros engenhos fotovoltaicos que são criados por alunos a partir dos sete anos, encontram-se um pouco por todo o lado neste estabelecimento.

Muitos parabéns a todos os alunos e ao prof. Vitor Palminha!