Programa de Assistentes de Francês – fevereiro 2023

Content links

Programa de Assistentes de Francês – fevereiro 2023

A Direção-Geral da Educação (DGE) realizou, no dia 9 de fevereiro, a Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Assistentes de Francês, que se encontram a trabalhar em 14 agrupamentos de escolas localizados de Norte a Sul de Portugal, no presente ano letivo.
 
A referida reunião foi realizada presencialmente, nas instalações da DGE em Lisboa, tendo a respetiva agenda incluído informações gerais sobre o Programa, uma atividade quebra-gelo, um breve balanço sobre os primeiros meses passados em Portugal, com identificação de aspetos positivos, constrangimentos e sugestões de melhoria, bem como um espaço para esclarecimento de questões e dúvidas.
 
No dia seguinte, as Assistentes de Francês puderam também participar na Jornada de Formação dinamizada pelo Institut Français du Portugal (IFP), parceiro da DGE neste Programa bilateral. A jornada, realizada nas instalações da Embaixada de França em Lisboa, contou com diferentes momentos, incluindo atividades de apresentação, o testemunho de uma ex-Assistente de Português em França e a partilha de boas práticas, entre outros.

Esta Direção-Geral espera que, até ao final de maio, os(as) Assistentes de Francês continuem a desenvolver um bom trabalho nos agrupamentos de afetação, no âmbito da divulgação da língua francesa e das culturas francófonas junto dos alunos portugueses, que só têm a ganhar com a sua presença e dedicação.