Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis

Content links

Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis

Formação certificada para professores

No ano letivo 2023/2024, o Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis desenvolve um programa de formação para professores do 2.º ciclo do ensino básico, extensível aos professores do 3.º ciclo e do ensino secundário, com o propósito de integrar, em articulação com a Direção-Geral da Educação, os princípios da sustentabilidade, arquitetura e paisagem nos currículos escolares.

O programa visa capacitar os docentes para transmitir uma compreensão interdisciplinar dos temas relacionados com sustentabilidade, arquitetura e paisagem, junto dos alunos.

A formação certificada pela Universidade de Lisboa será online, com a oferta total de 25 horas, e está organizada em quatro módulos autónomos, abordando temas variados, desde o impacto da arquitetura e das opções ao nível do planeamento do território no ambiente e na paisagem até à memória histórica do espaço construído em Portugal. Neste momento, decorrem as inscrições para o módulo 2, intitulado: DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE CRÍTICA E SENTIDO DE PERTENÇA DO ESPAÇO ENVOLVENTE.

Este módulo focar-se-á no desenvolvimento do sentido de pertença e da capacidade crítica dos alunos em relação à arquitetura e à paisagem. 

Inscrições