Projeto Mega Class de Surf

Content links

Projeto Mega Class de Surf

No âmbito da Temporada Portugal-França 2022, a Direção-Geral da Educação e a Ligue de Bretagne Surf desenvolveram um projeto bilateral sobre os oceanos, o desenvolvimento sustentável e a cidadania europeia.

O 1.º encontro entre professores e alunos dos dois países decorreu pela em Ribeira d’Ilhas, nos dias 7 e 8 abril 2022. O 2.º encontro decorreu em Quimper, Bretanha, de 17 a 20 de 0utubro de 2022. Os 22 alunos portugueses provenientes de cinco Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (Viana do castelo, Figueira da Foz, Mafra, Sines e Olhão) foram recebidos pelos seus colegas franceses do Collège Notre-Dame de Kerbertrand.

A prática do surf estimulou nos alunos a tomada de consciência do carácter marítimo do espaço atlântico europeu, uma cidadania ativa e responsável alertando para os objetivos do desenvolvimento sustentável e para a educação ambiental. Simultaneamente fomentou a introdução à prática desportiva e à competição enquanto estratégias de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis, com respeito pelos princípios de igualdade de oportunidades e da diversidade, constituindo, assim, um importante meio para o desenvolvimento das áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Testemunhos de alguns alunos:

“Gostei muito da viagem, foi cultural e pessoalmente muito enriquecedora, fui recebido com carinho e respeito não só por parte de quem me deu um “teto” durante a viagem, mas também por parte de outros franceses e portugueses que certamente nunca me vou esquecer. Por fim quero agradecer à DGE e ao CFD pela incrível oportunidade de ir a França e ter esta experiência incrível."

Alexandre Brilha

“Foi um verdadeiro privilégio fazer parte da Temporada Portugal-França 2022. Deixar a minha zona de conforto por 4 dias transformou-me: fez-me progredir no surf, melhorou o meu desempenho na língua francesa, deu-me novas amizades e, sem dúvidas, criou memórias que ficarão para toda a vida – desde experimentar a culinária local, até vivenciar o quotidiano de uma jovem bretã e surfar em La Torche. É com imensa alegria que me despeço deste lindo projeto, e agradeço a Deus, à família de acolhimento, ao professor Carlos Belo e a todos os demais envolvidos por esta oportunidade."

Yasmim Gonçalves

“O projeto temporada Portugal-França foi uma grande oportunidade para viver novas experiências e com isto crescer enquanto pessoa. Diverti-me bastante, fiz novas amizades tanto com portugueses, que também participaram no projeto, bem como com os alunos e família que me acolheram em sua casa. Tenho de admitir que estava um pouco reticente com o facto de ficarmos em casa de um aluno que mal conhecemos. Mas no fim gostei bastante, a família foi fantástica e aprendi bastante sobre as suas tradições gastronômicas, hábitos e costumes. Assim fica aqui um pouco da minha experiência nesta ida a Quimper, Bretanha, com este grupo incrível de alunos e professores, portugueses e franceses."

Sofia Silva

“Gostei muito de participar nesta atividade. Gostei de conhecer o colégio onde os meus colegas e amigos franceses estudam. O jogo de voleibol foi muito divertido e os portugueses ganharam todos os jogos. A aluna francesa Mathilde que me recebeu na sua casa foi muito simpática.

As ondas estavam muito boas e foi muito fixe estar a surfar com os meus amigos portugueses e franceses. Foi uma semana incrível que nunca mais vou esquecer. Obrigada aos professores que nos levaram."

Flor Elias Escudeiro

“O evento correu muito bem! Acho que todos nós ficamos muito contentes por termos tido a oportunidade de participar neste encontro. Diverti-me muito, foi uma experiência diferente de todas as outras e, apesar de falarmos línguas diferentes, foi fácil comunicar e conviver com todos. A família onde fiquei a dormir as três noites acolheu-me muito bem, eram todos muito simpáticos e senti-me como em casa. Conhecer praias diferentes e apanhar as ondas foi espetacular! Ainda queria agradecer a todos, em especial aos professores, por terem feito esta viagem possível e por ter sido uma experiência única."

Jonas Pedras