Provérbios - vamos dar a volta ao texto! – Vencedor do mês de dezembro

Content links

Provérbios - vamos dar a volta ao texto! – Vencedor do mês de dezembro

Docentes, crianças e jovens aceitaram, em dezembro, o desafio de dar a volta ao texto e rescreveram provérbios que espelham a visão de uma sociedade predominantemente patriarcal, onde um género é subjugado ao domínio de outro. Da reflexão, sobre o expresso nesses provérbios, face ao contexto social e cultural em que vivemos, resultaram novas propostas enviadas, que após seleção pelo júri, foram colocadas ao escrutínio público.

Estiveram a votação em dezembro 5 provérbios.

No total houve 611 votos, distribuídos pelos 5 provérbios a votação.

A proposta vencedora com 225 votos, deu a volta ao texto ao provérbio:

“A mula e a mulher, com pancada se quer.”

Argumentação: “Este provérbio realça o machismo e ser machista é recusar a igualdade de direitos e deveres entre os géneros sexuais. 

É uma expressão que incentiva a violência contra as mulheres, dá a entender que o homem é que deve mandar na mulher e se ela não obedecer deve levar pancada.

Neste provérbio o homem considera-se superior, é ele que “MANDA” na mulher e compara-a a uma mula, animal que, na sociedade é interpretado como muito teimoso.

Quem lê este provérbio entende que a violência contra as mulheres é algo normal, natural e só assim o homem a mantém calada, submissa, oprimida e acaba com a sua teimosia em fazer-se ouvir.

Este tipo de expressões, mesmo que sejam de cariz tradicional devem ser rejeitados para que não sejam entendidas como uma máxima a seguir.”

Deram a volta ao texto e a nova proposta para o provérbio é:

“Pancada nem na mula nem na mulher, respeito é o que se quer!”

Provérbio enviado pela turma 3 RM (3.º ano)

Escola Básica do Ramalhal - Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Torres Vedras         

Responsáveis: Professora Vera Paulo e Professor Eduardo J. M. Frutuoso

Parabéns a todos/as!

Estamos já a receber as vossas propostas para o provérbio do mês de janeiro. Contamos convosco, vamos continuar a dar a volta ao texto!     

Aceda a toda a informação e regulamento.