Provérbios - vamos dar a volta ao texto! – Vencedor do mês de março

Content links

Provérbios - vamos dar a volta ao texto! – Vencedor do mês de março

Março é o mês em que o dia 8 é alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Instituído pelas Nações Unidas em 1975, pretende lembrar direitos das mulheres, uns já conquistados, mas nem todos ainda garantidos, no caminho para a igualdade. A igualdade salarial, a maior representatividade em cargos de liderança, a promoção da prevenção de situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam a necessitar de foco na atualidade.

O provérbio mais votado, concorre, tal como todos os que foram a concurso e muitos dos que têm sido enviados, para a continuação da promoção da Igualdade entre raparigas e rapazes, homens e mulheres.

Na continuidade deste desafio, os provérbios selecionados pelo júri estiveram em votação pública, novamente muito participada e renhida.

Para o provérbio de março chegaram várias dezenas de propostas para “dar a volta ao texto”. Os 5 selecionados pelo júri.

Parabéns a todas as turmas participantes! Apresentaram propostas muito relevantes!

No total houve 1016 votos, distribuídos pelos 5 provérbios a votação.

A proposta vencedora, com 396 votos, deu a volta ao texto ao provérbio: 

“Mulher que sabe obedecer, em casa reina a valer.” 

Este provérbio perpetua a prevalência do patriarcado na sociedade, onde os homens detêm todo o poder e controlo das coisas. É uma expressão que desrespeita o direito das mulheres ao livre-arbítrio, da possibilidade de fazerem o que bem entendem e que as diminui enquanto pessoas. Apresenta as mulheres que devem obedecer aos homens, logo, estão abaixo deles. Para além disso, também reduz os espaços que as mulheres podem ocupar, perenizando a ideia de que a função das mesmas é estar em casa, confinadas. Assim, é um provérbio que deve ser eliminado, para que a crença na superioridade masculina seja desenraizada da nossa cultura. Os novos ditados populares devem aludir à igualdade de género, para que a vida decorra em harmonia. 

# “Mulher e homem que se sabem respeitar, boa casa vão governar".

Enviado pela turma A do 12.º ano, da Escola Secundária de Arganil.

Parabéns a todos/as!

Assim, está já identificado, enquanto provérbio de março, em: "Provérbios, vamos dar a volta ao texto"

Estamos já a receber as vossas propostas para o provérbio do mês de abril. Contamos convosco, vamos continuar a dar a volta ao texto!

Aceda a toda a informação e regulamento.