Publicação do Novo Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

Content links

Publicação do Novo Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

A Educação para a Segurança, Defesa e Paz é um dos dezassete domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).

Trata-se de um domínio que visa, também ele, contribuir para o vertido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, assente numa visão de base humanista onde os princípios, valores e competências estão subjacentes.

Neste domínio, procura-se conhecer e aplicar os princípios fundamentais para a boa convivência coletiva nas sociedades democráticas, indispensáveis a uma participação responsável do cidadão, favorecendo a sua segurança e a dos outros, numa cultura de paz.

O Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz de 2014 foi revisto e republicado em outubro de 2022, tendo sido introduzidos novos conceitos, como Direito Humanitário, e também o novo tema – Segurança e Defesa no Ciberespaço.

Para divulgação nas Escolas, foi elaborado um trifólio, que resume os objetivos deste Domínio, os parceiros que colaboram na implementação de atividades nas Escolas e na formação dos professores, bem como alguns documentos de referência que estiveram na base da conceção do Referencial e os links de acesso aos mesmos.

Aceda ao folheto.