Repositório de Perfis de Emprego na área das STEM

Content links

Repositório de Perfis de Emprego na área das STEM

Publicação de novos Perfis

O PROJETO STE(A)M IT é financiado pelo programa ERASMUS + da União Europeia e coordenado pela European Schoolnet. A DGE tem vindo a colaborar com este projeto desde o início assumindo uma parte importante nos processos da sua definição e divulgação.

O Repositório de Perfis de Emprego na área das STEM foi lançado em setembro 2020 e disponibiliza 2 novos perfis de empregos em cada mês, fornecendo a alunos, pais, professores e conselheiros de carreira diversos materiais multimédia como vídeos e podcasts, sobre carreiras na área das STEM.

Os perfis de empregos STEM têm como objetivo ajudar a aumentar a compreensão dos alunos sobre as carreiras emergentes nesta área e as competências necessárias para as mesmas. Por outro lado, estes perfis apoiam os professores e conselheiros vocacionais no processo de introdução da temática STEM nas escolas, que se insere na abordagem integrada STE(A)M, acentuando ainda mais o interesse dos alunos por este tipo de carreiras.

Este processo é acompanhado da realização de formação de professores do ensino básico e secundário, focalizada na contextualização do ensino das STEM através da cooperação entre as áreas da educação e da indústria.

Finalmente, a introdução dos alunos na temática das carreiras STEM e os docentes na forma de abordar esta área em sala de aula, influencia o desenvolvimento de um currículo STEM integrado nos países em que a mesma seja praticada.

No âmbito do projeto supracitado foram publicados 2 novos Perfis de Emprego: “Analista Sénior de Pesquisa e Desenvolvimento” e “Cientista de Dados” para juntar às dezenas de Perfis de Emprego já publicados. 

Para mais informações:

Projeto: http://steamit.eun.org/
New profile 1: http://steamit.eun.org/research-and-development-analyst/
New profile 2: http://steamit.eun.org/data-scientist/