RTP Ensina apresenta “Português para Ucranianos”

Content links

RTP Ensina apresenta “Português para Ucranianos”

Португальська для українців - Português para Ucranianos: nova área dedicada ao idioma ucraniano disponível no RTP Ensina

Maçã, escola, azul, jardim ou gato. São algumas das palavras de uso comum que o RTP Ensina apresenta aos ucranianos que agora chegam a Portugal. Cada palavra faz parte de um conjunto de temas como os transportes, cores, serviços ou alimentos, nas formas escrita e falada. Pretende-se ajudar na integração, não só dos alunos, mas também dos adultos que não sabem expressar-se em português e que, desta forma, podem aprender um conjunto de quase duas centenas de palavras. 
 
Além desta vertente, o projeto Português para Ucranianos pode ser utilizado em trabalhos de Cidadania, mostrando aos alunos portugueses como podem dizer, em ucraniano, o mesmo conjunto de palavras simples. Nesse sentido, são um contributo para a divulgação de uma língua falada por mais de 40 milhões de pessoas, dominante num país que agora vive uma situação de emergência, flagelado pela guerra. 

Disponível para desktop, smartphones e tablets, esta nova área pode ser facilmente acedida através do RTP Ensina em Португальська для українців – PORTUGUÊS PARA UCRANIANOS.

O RTP Ensina é um projeto que tem como missão divulgar conteúdos dos canais de televisão e rádio do grupo RTP junto de professores e alunos dos ensinos básico e secundário. Começou em 2014 e integra mais de cinco mil artigos de temas tão variados como a História, o Português, a Geografia e a Cidadania.

 

Fonte: RTP