Safer Internet Forum (SIF) - Digital (dis)advantage: creating an inclusive world for children and young people online

Safer Internet Forum (SIF) - Digital (dis)advantage: creating an inclusive world for children and young people online

O Safer Internet Forum (SIF) é uma conferência anual europeia, organizada pela European Schoolnet, em nome da Comissão Europeia, no quadro da estratégia da Better Internet for Kids.

A edição deste ano vai decorrer online, sob o tema: Digital (dis)advantage: creating an inclusive world for children and young people online e irá contar com políticos, investigadores, técnicos, jovens, pais, professores, ONG, representantes da indústria e outros atores relevantes para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionadas com a segurança online dos mais jovens.

Durante mais de duas décadas, a União Europeia desempenhou um papel importante na promoção de uma Internet mais segura, através de um conjunto de medidas legais, programas de financiamento e iniciativas de autorregulação.

A pandemia COVID-19 reforçou a visão de que a tecnologia digital pode capacitar as crianças e jovens a pesquisar informação, comunicar, socializar, aprender e brincar, recorrendo a estratégias só possíveis através do acesso digital. No entanto, há uma consciência e preocupação crescentes de que as ferramentas e serviços online, muitas vezes, não são desenvolvidos tendo em consideração os interesses, capacidades e condições de todas as crianças e jovens.

No dia 25 de novembro de 2020, a Professora Laura Lundy discutirá os desafios e oportunidades que as crianças que necessitam de recursos tecnológicos para aceder ao currículo encontram quando usam o ambiente digital, bem como o papel que este ambiente pode desempenhar na efetivação dos direitos das crianças e jovens.

No dia 26 de novembro, irão decorrer algumas sessões sobre soluções inovadoras na área da tecnologia e educação, como é o caso da aposta da indústria face à procura de uma maior acessibilidade e no desenho de plataformas na perspetiva do desenho universal. Serão também explorados conteúdos e recursos já existentes, criados para grupos vulneráveis e apresentadas as melhores práticas no uso da tecnologia nas escolas para apoiar crianças e jovens que necessitam impreterivelmente destas, para aceder ao currículo. Nesta sessão estarão presentes dois jovens portugueses que irão dar o testemunho do seu percurso escolar e do papel das tecnologias na sua vida.

Em simultâneo, ocorrem outros eventos online. Na manhã de terça-feira, 24 de novembro de 2020, decorrerá uma sessão online sobre a participação juvenil, com foco particular na Better Internet for Kids (BIK) Youth Pledge Initiative, onde serão destacados os princípios de design adequados à idade.

Para mais informações, clique aqui.