Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2020/21

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2020/21

O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia dirigida a todas as escolas que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a cibersegurança. 

Neste ano letivo de 2020/21, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) irá continuar a sua ação em prol da melhoria da segurança digital nas escolas.     

De notar que os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que tenham o Selo de Segurança Digital atribuído e ativo podem vê-lo renovado ou ser contemplados com um novo selo, se forem cumpridos todos requisitos. Para tal, basta proceder ao envio de recursos e incidentes, diretamente na plataforma.

Os agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas que não tenham selo, ou cujo prazo de validade do selo já se encontra expirado, poderão realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas: práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.

O Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência." e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".

Relembramos que existe uma equipa de apoio a todo o processo de participação neste projeto (esafetylabel@dge.mec.pt).

Para mais informações aceda a:
https://www.seguranet.pt/pt/selo-de-seguranca-digital e https://www.esafetylabel.eu/.