Seminário "Literacia Mediática na Biblioteca Escolar"

Seminário "Literacia Mediática na Biblioteca Escolar"

28.01.2021 às 14:30h

O Observatório Media, Informação e Literacia (MILOBs) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com o Grupo Informal de Literacia Mediática (GILM), vão promover no próximo dia 28 de janeiro, às 14h30, via Zoom, um  Seminário intitulado “Literacia Mediática na Biblioteca Escolar”.

Um estudo sobre a situação da Educação para os Media em Portugal, publicado em 2011, identificava as bibliotecas escolares como atores emergentes na promoção da literacia mediática nas escolas. Desde então, o contexto foi evoluindo, salientando-se a publicação dos referenciais Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE, 2012 e 2017) e Referencial de Educação para os Media  (DGE, 2014); a formação de professores e professores bibliotecários nesta área; a atenção e importância crescente que a Educação para os Media tem assumido nos planos internacional e nacional, quer em termos sociais e políticos, quer educativos.

Tendo em conta o descrito e o trabalho crescente que os professores bibliotecários têm vindo a realizar no domínio da literacia mediática, como atestam os números de aplicação anual do Aprender com a Biblioteca Escolar, considerou-se importante efetuar um estudo sobre a situação atual da Educação para os Media no contexto da biblioteca escolar. O estudo, realizado através da colaboração entre o MILObs e a RBE, teve por base a aplicação, em 2019, de um questionário online, à totalidade dos professores bibliotecários em funções na rede pública de Escolas e Agrupamentos, tendo sido validados um total de 723 questionários.

São os resultados desse questionário, que retrata o panorama da literacia mediática nas bibliotecas escolares – o que se tem feito e, também, os problemas identificados –  que serão apresentados no referido Seminário/ FILM.  

Convidamos todos os interessados na temática e, muito especialmente, os professores bibliotecários que participaram no questionário, a inscreverem-se aqui, a fim de receberem a hiperligação de acesso.

NOTA: A participação é gratuita, mas a inscrição no Seminário/FILM é obrigatória.