Sessão de Lançamento da Campanha Regresso às Aulas 2019 – «Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho em Meio Escolar»

Content links

Sessão de Lançamento da Campanha Regresso às Aulas 2019 – «Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho em Meio Escolar»

O projeto Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho em Meio Escolar é uma iniciativa da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que tem como principal objetivo divulgar a toda a comunidade escolar o mundo do trabalho, nomeadamente, em matéria de segurança e saúde.

Neste âmbito, realizou-se, no dia 3 de outubro de 2019, entre as 14h00 e as 18h00, no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Sessão de Lançamento da «Campanha Regresso às Aulas 2019 – Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho em Meio Escolar».

A Sessão iniciou-se com a apresentação do trabalho de construção do Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho, coordenado pela Direção-Geral da Educação e no qual participam a ACT, o Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Lisboa, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.

O Mundo do Trabalho é um dos domínios que integra a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a trabalhar na componente do currículo Cidadania e Desenvolvimento, contribuindo, a par dos restantes domínios, para a operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Integrou a referida iniciativa, a formação de professores na área da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com a participação numa mesa redonda dos diretores do Centro de Formação de Leiria e Marinha Grande, do Centro de Formação das Escolas do Concelho do Seixal e do Centro de Formação Martins Sarmento.    

Para ilustrar boas práticas na Educação, designadamente, nos 3.º e 4.º Cursos Oficina Educação para a SST e Cultura de Segurança, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos por professores do Centro de Formação das Escolas do Concelho do Seixal e por professores do Agrupamento da Escolas de Infias.

A par da apresentação do trabalho de construção do Referencial, da formação de professores na área da SST e da apresentação de boas práticas na Educação, integrou a Sessão a divulgação do projeto Mind Safety II Safety Matters!

Este projeto continuará em curso até 2021, pelo que a ACT disseminará os produtos concebidos no âmbito do primeiro Mind Safety I Safety Matters!, bem como os resultados da formação acreditada de professores em matéria de SST.

A Sessão terminou com a apresentação da Plataforma PassaPortugal. Este recurso digital é uma iniciativa da empresa GONKSYS, SA, a qual concebeu uma plataforma dirigida às camadas mais jovens, sendo um exemplo de uma prática de responsabilidade social de uma empresa.