Sintra, Ciência, Água

Content links

Sintra, Ciência, Água

A Escola Secundária Gama Barros está inserida num concelho de inegável beleza natural – Sintra, por isso, nada mais natural do que enaltecer as suas belezas através da fotografia. 

“Água”, tema do Projeto Educativo, serviu de mote para a professora da disciplina de Física e Química (autora das fotos) desenvolver um projeto com os alunos da turma CT2 de 10.º ano, tendo, mais tarde, articulado com os colegas das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Biologia e Geologia.

Na sequência dos trabalhos desenvolvidos, com a abordagem do tema através de imagem fotográfica, foram produzidos textos na disciplina de Português e igualmente explorado o problema da poluição marinha na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento - domínio da educação ambiental. 

Este projeto revelou-se muito interessante para os alunos, particularmente pela transmissão de valores de respeito, partilha, curiosidade, reflexão, cidadania e participação e ainda porque, a partir de certa altura, envolveu alguns encarregados de educação tendo estes acompanhado e participado numa recolha de lixo na Praia da Maçãs, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Para finalizar o projeto, estava planificada uma exposição de fotografia com o objetivo de aliar a imagem fotográfica à ciência e ao tema escolhido pelo agrupamento D. Maria II, mas devido à situação de pandemia e respetivo confinamento, optou-se por uma exposição em suporte digital que pode ser visitada através do link: https://sway.office.com/FtG6Gi59Wi6WW5IG?ref=Link