Supporting Skills Development through reforms

Content links

Supporting Skills Development through reforms

No dia 25 de maio de 2023, irá decorrer no Porto (Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena) a Conferência Supporting Skills Development through reforms. A mesma é organizada pela Direção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia no âmbito do European Year of Skills. Neste contexto, serão apresentados exemplos de reformas realizadas por alguns Estados-Membros que possibilitarão a discussão de oportunidades e desafios associados ao processo de reforma na área das competências. 

Esta conferência reúne altos funcionários de Ministérios do Trabalho e Assuntos Sociais dos Estados-Membros, de serviços públicos de emprego, de Ministérios da Educação, de Ministérios responsáveis pela administração pública, instituições da UE, organizações europeias e nacionais e outras partes interessadas.

Os oradores e membros dos painéis irão analisar como desenhar e implementar programas significativos de qualificação e requalificação, como estabelecer sistemas de garantia de qualidade às entidades empregadoras que providenciam estágios, como fortalecer a capacidade dos serviços públicos de emprego e melhor combinar a oferta e a procura de competências e como atualizar os currículos para fornecer aos jovens competências transversais.

Do ponto de vista empresarial, a conferência incidirá no modo como lidar com a escassez de competências em setores-chave como a saúde, a educação, o turismo ou a economia verde, inclusive atraindo talentos de países terceiros.

Do ponto de vista da administração pública, o debate incidirá sobre como garantir que as administrações públicas estejam aptas para os desafios presentes e futuros.

Durante os painéis da manhã, serão abordados temas como: 

- Escassez de competências – Que tipos de reformas são necessárias para melhor corresponder à procura e à oferta no mercado de trabalho?
- Competências para a economia digital e verde - Como fortalecer as sinergias entre o Instrumento de Apoio Técnico e outros instrumentos de financiamento da UE?
Durante os painéis da tarde, serão abordados temas como: 
- Manter, atrair e reter talentos internacionais – De que forma os talentos adquiridos fora da UE podem contribuir para colmatar a escassez de competências?
- Competências dos funcionários públicos – Como garantir que as administrações públicas estejam aptas para os desafios presentes e futuros?
- Apoiar os sistemas educativos para promover as competências do futuro - Como moldar reformas para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para melhores competências adaptadas ao mercado.

Consulte a página do evento.