Technovation Girls Challenge 2023

Content links

Technovation Girls Challenge 2023

Sessão de apresentação e esclarecimento de dúvidas | 17 de janeiro 2023

A edição Technovation Girls Challenge 2023 irá decorrer de janeiro a abril 2023. Este desafio é um dos mais importantes programas mundiais de mobilização e educação de raparigas para se tornarem confiantes nas áreas STEM (8-18 anos), líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade, e criadoras de soluções tecnológicas.

Na edição de 2022, em Portugal, mais de 270 alunas trabalharam em equipa selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação para dispositivos móveis para ajudar a resolvê-lo, seguindo um currículo que as formou e orientou ao longo de quatro meses, sendo apoiadas por cerca de 90 mentores que as guiaram nesta jornada desafiante! Participantes de 50 localidades pertencentes a 12 distritos, alunas de cerca de 100 estabelecimentos de ensino, mentores profissionais de indústrias variadas, professores e encarregados de educação, parceiros públicos e privados que apoiaram o programa de diversas formas.

Atualmente o desafio conta já com a parceria de várias entidades locais e nacionais:

  • Instituições públicas nacionais: Direção-Geral da Educação (DGE), Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Direção Regional de Educação da Região Autónoma dos Açores (DRE-RAA), INCoDe.2030, Engenheiras por Um Dia.
  • Instituições públicas locais: CM Castelo Branco, CM Gondomar, CM Lagoa, CM Lousada, CM Faro, CM Santo Tirso.
  • Empresas e organizações: Altice, As Raparigas do Código, Axians, BNP Paribas, Critical Techworks, Devoteam, Inspiring Girls, Microsoft, Natixis, Noesis, NOS, Oney, REN, TAP, Vodafone.

Para a atual edição, a Happy Code, como embaixadora nacional, pretende envolver ainda mais escolas e alunas, de todo o país, para que cada vez mais mulheres tenham voz ativa e um impacto positivo nas áreas tecnológicas. Convidamos os interessados em saber mais, a participar numa sessão de apresentação e esclarecimento de dúvidas:

Se pretenderem inscrever desde já a vossa escola, poderão ver um breve resumo no seguinte vídeo: Apresentação nacional ou Teaser internacional

Mais informação sobre o programa, ou efetuar inscrição, disponível em: https://technovation.pt/ e https://my.technovationchallenge.org/