A Tecnologia na Avaliação Interativa - Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens (SIMA)

Content links

A Tecnologia na Avaliação Interativa - Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens (SIMA)

O Centro de Competência TIC “Entre Mar e Serra” (CCEMS) está a lançar a versão 2.0 da SIMA (Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens), uma aplicação de apoio ao desenvolvimento do processo de avaliação formativa e ou sumativa. 

A SIMA permite criar e realizar questionários com respostas interativas, de forma síncrona ou assíncrona, o que, aliado à possibilidade de utilização offline, configura cenários de avaliação facilitadores do trabalho dos professores. Quanto aos alunos, estes realizam a avaliação com um dispositivo (telemóvel, tablet ou computador), sem ter acesso a fontes de informação externas.

A versão mais recente, SIMA 2.0, inclui novas funcionalidades destacando-se, entre elas o feedback por questão e em função da resposta e a possibilidade, no modo assíncrono, de o aluno rever as respostas dadas, antes de submeter o questionário.  

No que diz respeito aos resultados, estes podem ser exportados para uma folha de cálculo ou sob a forma de relatórios individuais em formato PDF. O processo de instalação foi simplificado, mantendo-se a facilidade de utilização. 

A aplicação SIMA é gratuita para todos os professores e encontra-se disponível através do link https://bit.ly/SIMA_2022.  

No acesso à aplicação, o utilizador deverá preencher o formulário de registo, que lhe irá permitir receber informações sobre atualizações, entre outros. É, ainda, disponibilizado o ficheiro de instalação da SIMA assim como os tutoriais de instalação e de utilização.