ubbu: Ensinar Programação e Pensamento Computacional

Content links

ubbu: Ensinar Programação e Pensamento Computacional

Projeto novamente disponível em 2023/2024

Já estão abertas as inscrições para as Escolas se registarem no projeto ubbu: Ensinar Programação e Pensamento Computacional aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Ao utilizarem a plataforma online, os professores poderão ensinar Programação, através de jogos, vídeos e exercícios interativos já organizados em módulos e acompanhados dos respetivos planos de aula. Para além da Programação, os conteúdos procuram a integração com as outras áreas curriculares, como a Matemática, as Ciências ou o Português, e abordam os temas de Cidadania através da referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para ajudar os professores a utilizarem a plataforma com confiança e segurança, o projeto contempla formação acreditada e acompanhamento por parte da equipa, via webinars, email ou mensagens, através da plataforma.

No final do ano letivo, alunos e professores terão oportunidade de participar num Concurso Nacional e Internacional e conhecer os melhores projetos de Programação por blocos desenvolvidos pelos alunos das escolas inscritas.

Em 2022/2023, em Portugal Continental, esta plataforma foi utilizada em cerca de 340 agrupamentos, por mais de 1.200 professores e 40.000 alunos, que realizaram mais de 7,5 milhões de atividades.

A ubbu é uma plataforma online nascida com a missão social de preparar todas as crianças para a nova sociedade digital, através do ensino da Ciência da Computação e Programação. Pretende contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e literacia digital nos alunos das escolas públicas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação. No passado mês de julho, a Comissão Europeia reconheceu o mérito do projeto, atribuindo-lhe o "European Digital Skills Awards 2023”, na categoria "Empowering Youth in Digital”.

Para se registarem, os professores só precisam de aceder ao site de registo.

Para mais informações sobre a ubbu, consulte o site oficial, a Academia ubbu, a página de Facebook ,o canal YouTube, ou entre em contacto, através de ola@ubbu.io, para esclarecer quaisquer questões que pretenda esclarecer.