VI Congresso Literacia, Media e Cidadania – inscrições a decorrer!

Content links

VI Congresso Literacia, Media e Cidadania – inscrições a decorrer!

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos media, relembramos que irá realizar-se a sexta edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania, nos dias 21 e 22 de abril de 2023, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. “Transição Digital e Políticas Públicas” são as temáticas escolhidas pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, do qual a Direção-Geral da Educação faz parte. As políticas que vêm sendo adotadas nacional e internacionalmente e no cenário atual da transição digital, conduzem a Literacia Mediática (LM) para a assunção de um lugar destacado como uma das literacias-chave à capacitação de todos os cidadãos, sem exceção.

É inegável que, nomeadamente no contexto dos países da União Europeia, esse reconhecimento tem sido acelerado pelo papel que a LM pode ter no inadiável combate à desinformação e às falsas narrativas online, bem como na luta contra o discurso de ódio, que se amplia em ambientes digitais, fenómenos que ameaçam a saúde da democracia e o exercício pleno da cidadania.

Afigura-se, assim, oportuno olhar para este momento como uma oportunidade de discutir as políticas públicas e refletir sobre a diversidade de outras matérias relacionadas com os media implicadas na área da literacia mediática, no sentido de encontrar soluções que ofereçam aos cidadãos o pacote completo das competências de acesso, autonomia, responsabilidade, espírito crítico, criativo e participativo na sua relação com e através dos media.

Este encontro, visa proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre a Educação para os Media, um dos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Está alinhado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Informamos também que, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, o GILM solicitou a acreditação do VI Congresso Literacia, Media e Cidadania , a qual foi aceite pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Como tal, o Congresso está acreditado com 15 horas de formação para efeitos de progressão na carreira docente. Poderão beneficiar desta possibilidade educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial, mediante a frequência de 2/3 da totalidade das sessões do Congresso/do total das horas de formação e da aprovação de um trabalho de avaliação.

Os professores que solicitem acreditação para efeitos da carreira docente ficam isentos do pagamento da tarifa de inscrição.

Pode consultar o programa e inscrever-se em https://congressolmc.gilm.pt/