VII ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS

Content links

VII ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS

Nos dias 20 a 22 de julho de 2022 irá decorrer o VII ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS no Instituto Superior de Engenharia do Porto, sendo uma iniciativa Casa das Ciências.

Este encontro/formação de professores é subordinado ao tema clima e sustentabilidade. As alterações climáticas e o seu impacto na sustentabilidade das sociedades humanas é, porventura, o maior problema da humanidade. A complexidade do problema e a incerteza quanto à evolução futura têm permitido posturas públicas contraditórias, invocando-se frequentemente o conhecimento científico de forma totalmente incorreta, mas facilmente aceite por uma população não iniciada nos métodos e na prática da ciência. 

A Casa das Ciências procura dar aos professores que participam nos seus encontros uma oportunidade para aprofundarem o seu conhecimento em áreas onde a ciência é relevante para a nossa sociedade. Professores mais informados vão criar escolas mais ricas na discussão interna e na sua interação com a sociedade circundante. Os professores envolvidos na Casa das Ciências vão ser os motores do desenvolvimento de projetos multidisciplinares com os seus alunos. 

Nesta iniciativa os professores poderão participar em várias oficinas de formação, para os vários grupos, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Universidade do Minho, logo conferentes de 1 crédito de formação para efeitos de progressão de carreira.  

No dia 20 de julho irá ser realizada uma Mesa Redonda com o tema “Clima e sustentabilidade”, que contará com a presença de António Lopes, Alfredo Rocha e Ana Monteiro e a conferência de abertura – Para que clima vamos mudar? por Miguel Miranda. Neste dia dar-se-á início às oficinas.

No dia 21 de julho, para além das oficinas, irá existir um programa cultural.

No dia 22 de julho irão ser apresentados os Projetos Educativos de Escolas/ Empresas/ Instituições e Comunicações Paralelas, irão decorrer as Conferências Plenárias “Clima e Alterações Climáticas”, por Alfredo Rocha; “A Matemática da sustentabilidade”, por Maria Manuel Torres; “Reconstruct the past to help the Future”, por Fátima Abrantes; “Educação para a Cidadania e para o Desenvolvimento Sustentável”, por Isilda Rodrigues e “Inteligência Artificial: Aplicações no Futuro do Clima e Sustentabilidade”, por Luís Paulo Reis.  Neste dia terá também, lugar o Painel com Jorge Moreira da Silva, João Matos Fernandes e Elisa Ferreira, moderado por Carlos Borrego, e irá ainda, realizar-se um Debate – perguntas e respostas, com Jorge Moreira da Silva, João Matos Fernandes e Elisa Ferreira, moderado por Carlos Borrego.

O programa e outras informações sobre o VII Encontro Internacional da Casa das Ciências podem ser consultadas no portal: https://www.casadasciencias.org/7encontrointernacional/

As inscrições devem ser feitas no portal: https://www.casadasciencias.org/7encontrointernacional/inscricoes_ini.php