Webinar “Calendário Escolar”

Content links

Webinar “Calendário Escolar”

Dia 20 de janeiro, entre as 17h e as 18h, realizar-se-á mais um webinar no âmbito do Plano 21|23 Escola+, Eixo “Ensinar e Aprender”, sobre a ação específica “Calendário Escolar”.

O Plano 21|23 Escola+, aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 90/2021, constitui-se como um conjunto de medidas alicerçado nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação.

O Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho de 2021, que aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, acolhe a medida prevista no referido Plano 21|23 Escola+, de possibilidade de adoção de uma organização semestral do ano letivo, com o propósito de que esta se constitua como uma medida global, promotora da qualidade das aprendizagens e do sucesso de todos os alunos, prosseguindo os objetivos de potenciação de mudança das práticas pedagógicas e de avaliação para as aprendizagens.

Pretende-se contribuir para uma reflexão sobre a prerrogativa da implementação desta medida quer a nível municipal, quer a nível de unidade orgânica, através das diferentes perspetivas dos seus participantes.

Este webinar é moderado por Isabel Veríssimo (Direção-Geral da Educação) contando com a participação da Dra. Irene Guimarães, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de São João da Madeira, da Dra. Dina Sanches, Diretora do Agrupamento de Escolas de Amarante e da Dra. Marta Mateus de Almeida, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, coautora do “Estudo de Avaliação da Reorganização do Calendário Escolar”.

Assista acedendo a  https://www.youtube.com/watch?v=yoXx1l4FcKc