Webinar “Começar um Ciclo” – Plano 21|23 Escola+ / Eixo “Ensinar e Aprender”

Content links

Webinar “Começar um Ciclo” – Plano 21|23 Escola+ / Eixo “Ensinar e Aprender”

Dia 16 de dezembro, pelas 17h, realizar-se-á mais um webinar no âmbito do Plano 21|23 Escola+, Eixo “Ensinar e Aprender”, domínio + Autonomia Curricular, sobre a ação específica “Começar um Ciclo”.

Contamos com a participação do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães e do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão para partilharem diferentes práticas/medidas de acompanhamento pedagógico, com o foco na promoção de uma adequada transição entre níveis/ciclos de ensino. 

Conforme é referido no plano de recuperação das aprendizagens, publicado em Diário da República, na Resolução de Conselho de Ministros n.º 90/2021, “Os indicadores quantitativos e qualitativos do sucesso escolar associam os anos de transição de ciclo às principais dificuldades dos alunos. São vários os fatores que para tal convergem, alguns internos ao currículo, outros decorrentes da mudança de escola ou da adaptação a novas turmas ou professores.” 

Pretende-se, deste modo, contribuir para uma reflexão sobre a promoção de uma adequada transição entre ciclos de ensino que envolva medidas de acompanhamento e promoção do sentido de pertença, bem como de articulação entre os docentes que estiveram e vão estar com os alunos, permitindo consolidar percursos educativos contínuos que capitalizem o conhecimento acumulado pelos docentes em relação a cada um dos seus alunos potencializando, assim, uma intervenção mais atempada ao nível da recuperação das aprendizagens. 

Este webinar é moderado por Rosália Silva (Direção-Geral da Educação) contando com a presença das professoras Maria Irene Sousa Campos Ramos e Maria Elisabete Saraiva Lemos Barbosa (coordenadora dos diretores de turma do 2.º e 3.º ciclos) do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães e do diretor Idalécio Nicolau e da adjunta para o 1.º ciclo e pré-escolar, Ana Laranjo Martins, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão.

Assista acedendo a https://www.youtube.com/watch?v=5j2Th0pRlUE